Ainda há pais e mães que têm essa dúvida: “podemos deixar o bebê dormir de barriga para baixo?”. E a resposta indiscutível e que deve ser disseminada é: NÃO! Não se deve deixar o bebê dormir de bruços. E nem mesmo DE LADO.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, dormir de barriga para cima (decúbito dorsal) reduz os riscos de morte súbita por asfixia, o que pode ocorrer quando o bebê dorme em outras posições, como de bruços ou de lado.
Coloque sempre o bebê de barriga para cima e cabeça lateralizada, para que se evite engasgos por vômito ou regurgitação.
“Mas então o bebê nunca vai poder/aprender ficar de bruços?”
Pelo contrário!
Nos primeiros meses, é fundamental que a posição decúbito ventral seja influenciada e MONITORADA (tummy time) para que o bebê desenvolva sua musculatura e habilidade de ROLAR e, assim, ele passe a poder ficar de bruços sem supervisão.
Aprender a rolar é um dos grandes marcos de desenvolvimento, pois, é a primeira forma que o bebê utiliza para se locomover. Portanto, estimule que seu bebê fique de bruços, faça o tummy time um exercício rotineiro. Mas, reforçando: somente quando você o estiver observando.
Além disso, cobertores, travesseiros ou quaisquer outros objetos não devem estar no berço enquanto o bebê dorme, pois também podem causar asfixia.